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CURSO

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Analisando os dados

 

A PRESTAÇÃO DE CONTAS COMEÇA NO DESENVOLVIMENTO!

Muitos acreditam que a prestação de contas tem inicio somente na pós-produção. Esse é um erro cometido por muitas produtoras que desconhecem os mecanismos da prestação de contas.

A prestação de contas tem inicio no desenvolvimento do projeto. Quando começamos a nossa primeira storyline, já é necessário ter em mente o processo de produção - para saber se é exequível, ou não - e, portanto, a prestação de contas.

O curso é voltado à profissionais da área de produção e controladoria. Além de sócios de produtoras que querem entender do processo de prestação de contas.

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Depois de anos de luta, seu projeto conquistou o tão desejado financiamento. Parabéns! Mas agora é que são elas!

Executar bem um projeto audiovisual com recursos públicos não termina com a série ou filme prontos. O sucesso também depende da sua prestação de contas junto à Ancine e ao Fundo Setorial. 

Sem uma prestação de contas bem feita, sua empresa pode sofrer sanções e até mesmo ser impedida de fazer novos projetos. 

Por isso, o Curso ministrado por Janaína Brasil, executiva com experiência em prestações de contas, desenvolvimento e acompanhamento de projetos, pode colaborar muito para o bom cumprimento do seu contrato junto ao FSA ou Ancine.

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NAS ÚLTIMAS SEMANAS A PRESTAÇÃO DE CONTAS ESTÁ NO CENTRO DO DEBATE ENTRE ANCINE E TCU

No inicio de abril, o TCU divulgou um relatório que reprova o sistema de prestação de contas da ANCINE e algumas prestações de contas analisadas pelo órgão. 

Sem entrar no mérito da decisão, e no debate, tal fato chama a atenção das produtoras independentes para a importância da formação de profissionais hábeis a lidar com a burocracia que, atendidas as recomendações do relatório do TCU, tende a ficar maior.

OBJETIVOS

O OBJETIVO DO CURSO É INSTRUMENTALIZAR PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO E PRODUTORAS INDEPENDENTES PARA GERENCIAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS DENTRO DOS PARÂMETROS LEGAIS, MINIMIZANDO RISCOS E SANÇÕES FUTURAS. 

 

O Curso sobre prestação de contas para Ancine e Fundo Setorial do Audiovisual tem como objetivo apresentar, a partir da Lei Nº 8.685/93, suas normativas (IN 125, 124) e do Regulamento Geral do Prodav, estratégias de produção de obras audiovisuais que utilizem recursos incentivados, instrumentalizando os profissionais que trabalhem dentro desse contexto.

METODOLOGIA

 

Dois dias com duração de quatro horas cada. Totalizando oito horas de curso. 

Através de uma palestra com explicação das normas vigentes, serão apresentadas as linhas mestras de uma prestação de contas, apontando detalhes importantes que devem ser considerados durante todas as etapas de realização de uma obra audiovisual.

 

Com a exposição de cases reais, serão ilustradas as dificuldades vivenciadas em diversos momentos de uma produção e seus respectivos encaminhamentos, com dicas e pontos de atenção a serem observados.

 

Serão abordados, além da regulação, os aspectos práticos da prestação de contas: o novo sistema STR, planilhas e documentos exigidos, estratégias para o bom cumprimento das normativas. 

EMENTA

 

PRIMEIRO DIA:

 

  • Apresentação – como utilizar salutarmente recursos incentivados

  • Acompanhamento de projetos – a etapa anterior à prestação de contas, mas fundamental para o bom andamento do projeto (Instrução normativa 125)

  • Instrução Normativa 124 – principais conceitos e aplicações

  • Projetos com mais de uma fonte de financiamento

  • Principais diferenças entre as prestações de contas de fomento direto e do Fundo Setorial do Audiovisual

  • Ancine Mais Simples (um sistema que ainda está em vigor)

  • Prestação de contas detalhada x prestação de contas em grandes itens.

  • Prestação de contas para projetos de desenvolvimento

  • Prestação de contas para projetos de comercialização

 

SEGUNDO DIA

 

  • Execução de despesas – como realizar o projeto observando as exigências futuras da Prestação de Contas.

  • Aplicação da teoria – planilhas utilizadas para a prestação de contas

  • Sistema STR

  • Exercícios práticos – utilização das planilhas e adaptações para cada tipo de projeto

IMPORTANTE: Como serão trabalhados conceitos fundamentais, o profissional estará apto a acompanhar possíveis alterações no modo de prestar contas. 

PÚBLICO ALVO

 

Profissional do audiovisual que utilizem a Lei do Audiovisual ou Fundo Setorial do Audiovisual para financiamento de projetos - produtoras independentes, canais e distribuidoras.

PRÓXIMAS DATAS

 

Em breve novas datas!

INVESTIMENTO

 

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Lista para o próximo curso

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Consulte para realização do curso em sua cidade.

Mais informações: (21) 98320-7754 ou pelo e-mail janaina@outrastoria.com.br

JANAÍNA BRASIL

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Profissional com experiência em conteúdo e produção executiva com expertise no ambiente regulatório, leis de incentivo e amplo conhecimento sobre o mercado audiovisual brasileiro.

Atualmente realiza consultorias sobre o ambiente regulatório e prestação de contas para diversas empresas como: Copacabana Filmes, Modo Operante, Media.etc, Faissol Filmes, Vamos Produções, Zola, Ferrorama, Grupo SAL, Hunter Filmes, Rio Cinema Digital, Inffinito Produções, entre outras. 

Foi Gerente Sênior de Produção da Paramount, onde liderou projetos como MARCELO, MARMELO, MARTELO para Paramount+ e Nickelodeon - Indicado ao prêmio de melhor série infantil do Rose D'Or Latinos e ao prêmio de melhor direção de Arte da ABC. Outros projetos liderados: AUTO POSTO - 2a. temporada (Paramount+ e Comedy Central); MÚSICA DE BRINQUEDO (Nickelodeon) ; ANA QUER SER... (Nickelodeon); TAINÁ E OS GUARDIÕES DA FLORESTA - 2a. temporada (Nickelodeon).

Integrou os Comitês de Programação e Dramaturgia da Record TV, emissora na qual liderou a implantação do departamento de coproduções e análise de conteúdo na dramaturgia. Responsável pelo primeiro projeto da dramaturgia a utilizar o Fundo Setorial do Audiovisual na emissora: SEM VOLTA.

Aprovou e supervisionou nove especiais de final de ano e diversos produtos de sucesso como:

  • MILAGRES DE JESUS- Prêmios de melhor série Indiefest Film Awards e FMYTI.

  • PLANO ALTO - indicado à melhor série do ano pelo APCA/2014

  • CONSELHO TUTELAR - indicado à melhor série pelo Prêmio Contigo e Prêmio Extra. Encontra-se em sua terceira temporada.

​​

Na produção independente participou do desenvolvimento de produtos de sucesso, como ROTAS DO ÓDIO para o Universal Channel, e OS AUSENTES para o HBO, ambos para a Panorâmica.

No cinema é produtora associada (com a produtora Dois Moleques) do longa-metragem ALTAS EXPECTATIVAS que teve sua Première no 41st.Montreal World Film Festival, recebeu uma menção honrosa no Festival do Rio e foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Miami de 2018. E dos documentários TÁ RINDO DE QUÊ e RINDO À TOA, ambos selecionados para o Festival do Rio de 2018. Liderou a prestação de contas dos três projetos.

Liderou o desenvolvimento de três longas com a produtora Panorâmica, participando também do enquadramento dos projetos em editais de incentivo e na captação de recursos:

  • TUDO POR UM POP STAR, direção Bruno Garotti- longa-metragem infanto-juvenil - (Downtown/Telecine/Fox)projeto aprovado pelo PRODECINE 1/2015 (FSA); PRODECINE 4 (FSA): investimento de  R$ 1.187.647,00 e PRODAV 06 (FSA). Lançado em 2018 com
    1,5 milhões de bilhetes vendidos. 

  • CINDERELA POP, direção Bruno Garotti - longa-metragem infanto-juvenil - (Vitrine/Disney) - financiado pelo PRODECINE 2/2015 (FSA) e pelos coprodutores. Lançado em 2019 com aproximadamente 500 mil bilhetes vendidos.

  • PRINCESA ADORMECIDA - longa-metragem infanto-juvenil - (Vitrine/Disney) - financiado pelo PRODECINE 2/2015 (FSA) e coprodutores. Em pré-produção.

 

 

Como Gestora Cultural atua junto à Editora Cultura Em Ação entre 2005 e 2008. Torna-se, posteriormente fundadora da Associação RAIZ. (desdobramento da editora).

Responsável pela produção da REVISTA RAIZ. até a edição número 7, gerenciando fluxo de caixa, logística e toda a cadeia produtiva da revista até sua prestação de contas junto ao PNUD - patrocinador da das seis primeiras edições -, pela estruturação e lançamento do PORTAL RAIZ, e sua manutenção.

Participa do processo de produção do Carnaval de Olinda realizado pela Editora Cultura Em Ação em 2007 e 2008. E do processo de produção do primeiro evento da REDE TEIA DE CULTURA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA em 2008.

Realizou os seguintes eventos - da formatação à prestação de contas:

  • DO ESTADO QUE TEMOS AO ESTADO QUE QUEREMOS, projeto contemplado pelo Cultura e Pensamento, que realizou debates em São Bernardo do Campo (SP), Rio Branco (AC) e Olinda (PE), discutindo os caminhos para o Estado brasileiro.

  • RAIZ DA QUESTÃO "AS FRONTEIRAS ENTRE O POPULAR E O ERUDITO" - Ciclo de debates patrocinados pela Petrobrás, realizado em São Paulo na Casa das Rosas e no Rio de Janeiro na Fundição Progresso.

  • E-VENTO LEVANTANDO A POEIRA DA CULTURA BRASILEIRA – debates eletrônicos realizados no PORTAL RAIZ., contemplado pelo programa Cultura e Pensamento.

 

Colabora na idealização e  formatação do projeto do DVD SOROCABA É ROCK em 2007, do qual é diretora de produção. Projeto contemplado pelo PAC (atual PROAC-SP).

Em 2008, como produtora independente, idealiza e realiza a série de debates NOVAS DRAMATURGIAS BRASILEIRA E FRANCESA EM DEBATE, contando com o apoio da Associação Raiz, Consulado Da França e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo para sua realização. Reúne grandes dramaturgos no Centro Cultural São Paulo para traçar um paralelo entre a dramaturgia nacional e a francesa, bem como para discutir os caminhos da nova dramaturgia brasileira. Participam dos debates: Bosco Brasil, Alberto Guzik, Newton Moreno, Rodrigo de Roure, Phillipe Ariagno, entre outros.

É coprodutora da peça CHEIRO DE CHUVA com texto e direção de Bosco Brasil que estreou no Rio de Janeiro em 2007 e faz temporada no Centro Cultural São Paulo em 2008, mesmo período que coproduz a montagem de NOVAS DIRETRIZES EM TEMPOS DE PAZ de Bosco Brasil com direção de Fernando Couto (de Minas Gerais). CHEIRO DE CHUVA é indicado aos principais prêmios de teatro do país, entre eles: Shell, APTR, Qualidade Brasil, entre outros.

Em 2009 é contemplada com o PRÊMIO ELETROBRÁS CULTURA que financia a produção da peça BLITZ de Bosco Brasil, com direção de IVAN SUGAHARA, elenco Janaína Brasil e Marcello Escorel. A estreia do espetáculo se dá em março de 2010, na Casa de Cultura Laura Alvim no Rio de Janeiro, onde permanece em cartaz com sucesso de público e crítica. Em julho de 2010 a peça estreia no Centro Cultural São Paulo. O espetáculo foi indicado à melhor texto de 2010 pelo Prêmio Contigo.

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